sexta-feira, 23 de março de 2012

Medalha "Batalhão Humaitá" - 2010


O Terceiro Batalhão de Polícia de Choque (3º BPChq), o Batalhão Humaitá, foi criado em 16 de agosto de 1950 com a denominação de DPM (Delegacia de Polícia Militar).
Durante todo esse tempo, as atividades dessa Unidade foram se modificando, tendo abrigado diversas Subunidades com atividades que exigem conhecimento especializado.
Hoje o 3º BPChq realiza escoltas de presos à disposição da Justiça.
A medalha é de formato circular de prata de trinta e cinco milímetros de diâmetro e, no anverso ao centro o mapa estilizado do Estado de São Paulo, sobreposto a este, um elmo com cimeira, tendo à destra o algarismo “3”, em chefe em caracteres versais maiúsculos a epígrafe “BATALHÃO HUMAITÁ”, em ponta, um listel com a inscrição “3º Batalhão de Polícia de Choque”, na orla em relevo de cinco milímetros de largura uma coroa de louros, com seus ramos cruzados em aspa.
No reverso, ao centro, o Brasão de Armas da Polícia Militar do Estado de São Paulo circundado pela seguinte inscrição em caracteres versais maiúsculos “POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO”.
A medalha deveria pender de uma fita de gorgorão de seda chamalotada de sessenta milímetros de comprimento e trinta e cinco milímetros de largura, toda de verde.
Como a quase totalidade das medalhas atuais, a fita, na realidade não é de seda chamalotada, mas, de tecido sintético pintado.
A barreta é carregada com o elmo do 3º de Choque.
     Medalha criada pelo Decreto Estadual n° 55749 de 29 de abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário