sábado, 3 de novembro de 2012

Medalha Centenário do 2º BPM/M - Coronel Herculano de Carvalho e Silva - 1991


O TRADICIONAL “2 DE OURO”
O ano era 1891. Enquanto o regime republicano brasileiro dava seus primeiros passos foi criado o 2º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano “Coronel Herculano de Carvalho e Silva” inicialmente chamado 2° Corpo Militar de Polícia. 
A criação da Unidade era parte de um plano para reestruturar e ampliar a Força Pública de São Paulo.
Em 1891 a Corporação recebe a denominação de Força Pública e, para favorecer a gestão, foi dividida em Unidades. Uma delas era o 2.º Corpo Militar de Polícia (hoje 2.º BPM/M).
Consequentemente, é esse Batalhão a mais antiga Unidade de Polícia territorial da Polícia Militar.
O termo “2 de ouro” foi cunhado devido a sua atuação na revolução federalista.
Iniciada em 1893, gaúchos pró e contra o governo republicano recém instituído, iniciaram uma guerra civil.
O 2º Batalhão da Força Pública Paulista foi acionado encontrando as forças rebeldes em 1892 no Paraná, fazendo com que os rebelados fugissem, debandando desordenadamente.
A imprensa paranaense, elogiando o trabalho de pacificação do Batalhão foi quem primeiro usou o termo “2 de ouro” para se referir ao 2º Btl, e assim permaneceu até os dias de hoje.
O 2º BPM/M leva o nome do Coronel Herculano de Carvalho e Silva em homenagem ao Comandante das Forças Constitucionalistas de 1932 que, substituindo o General Julio Marcondes Salgado, teve a difícil tarefa de assinar o armistício com as forças federais ao final do conflito.
Medalha criada pelo Decreto Estadual 33.926 de 14 de outubro de 1991.
Quanto à medalha em si, há uma curiosidade: Por muitos anos, não sei dizer se desde a primeira cunhagem, foi concedida uma medalha com venera e fita erradas, sobre a qual comentei nesta postagem.

2 comentários:

  1. Fala Galdino! Usei o seu lindo texto em uma postagem do meu Blog. Abraços. Milton Basile
    http://miltonbasile.blogspot.com.br/2013/02/medalha-do-2-bpmm-dois-de-ouro.html

    ResponderExcluir