terça-feira, 30 de julho de 2013

Evolução dos Distintivos dos Cursos de Policiamento Rodoviário

         A Polícia Rodoviária paulista, hoje uma das especialidades de policiamento da PMESP, passou por uma série de transformações ao longo de sua história e seus distintivos refletem essas mudanças.
        Tive o privilégio de conhecer alguns antigos Policiais Rodoviários que me deram informações preciosas sobre os primeiros distintivos dessa modalidade de policiamento.
Para que se entenda o porquê de certas marcações nos distintivos, devo lembrar que, embora tenha sido criada em 1948 e gerida por Oficiais da Força Pública, a Polícia Rodoviária estadual pertencia ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) até 1962.
        Por essa razão, os distintivos tinham as inscrições DER no centro do escudo, como se pode observar no distintivo abaixo.
        No museu da Polícia Militar de São Paulo há este distintivo da época:


O formato do distintivo foi claramente inspirado na logomarca das motocicletas Harley Davidson, primeiros modelos a serem usados pela Polícia Rodoviária paulista.
Pelo que observei de modelos sobreviventes e fotos colorizadas, o metal era sempre dourado.
Outra característica que se pode verificar é com relação aos esmaltes:
Haviam dois tipos: Vermelho para Oficiais e Sargentos e azul para Cabos e Soldados.
Presumo que as cores dos esmaltes foram preservados depois da incorporação da Polícia Rodoviária à Força Pública.
Abaixo uma imagem colorizada de época de um Policial Rodoviário:


        Essa foto certamente é pré 1962 e, pela numeração do distintivo, esse foi um dos fundadores da Polícia Rodoviária.
Característica marcante dos modelos vistos antes de 1962 é a numeração individualizando cada policial nos distintivos, ao invés do nome na camisa, como se faz hoje com as plaquetas de identificação.
Outro item exclusivo da Polícia Rodoviária dessa época era o quepe e seu distintivo:
A cobertura tinha esse desenho para evitar que o vento batesse e a arrancasse da cabeça do policial. O formato da cobertura ainda é o basicamente o mesmo até hoje, mas, a cor mudou e o distintivo passou a ser o padrão de toda a Corporação a partir de 1962.
A partir de 1962, época da integração da Polícia Rodoviária à Força Pública, surge novo distintivo.
Meu amigo, Cabo Ivair Oliveira, veterano e apaixonado pela PMESP gentilmente me cedeu esta imagem do seu acervo pessoal:

Temos algumas diferenças quanto ao modelo anterior a começar pela mudança no círculo no campo superior do escudo que teve os números substituídos pelas iniciais FP.
As iniciais DER no centro do escudo também desapareceram.
Quanto a esta peça em particular vejo que ela foi muito usada, tendo sido submetida às intempéries da pista, junto com seu antigo dono.
O leitor pode observar um detalhe na peça acima: ela teve seu esmalte retocado.
Uma tinta azul opaca foi aplicada sobre a resina semitransparente original. O que pode ser um mero detalhe é muito revelador sobre o dono da peça. Se ele se preocupava com esse nível de detalhe é de se supor que o Cabo Ivair devia ser detalhista também no seu trabalho diário sem falar do apreço que ele tinha pelas coisas da Corporação. Tanto assim que guarda a peça até hoje. Uma peça de fardamento pode revelar muito sobre um profissional.
         Muitos Policiais Rodoviários continuaram a usar os distintivos antigos depois de 1962, mas, como a partir daí os metais para praças passaram a ser prateados, eles removeram o banho dourado, retirando também o esmalte.
Em 1970 tivemos nova alteração na estrutura e  nome da polícia paulista e, consequentemente, do distintivo.
Abaixo vemos o distintivo dessa época usado de 1970 a 1988:
 
Uma curiosidade é que o Cabo Ivair me disse que usou o modelo anterior com os dizeres FP (Força Pública), fornecido pela Corporação, bem depois da criação da PMESP. Segundo ele, o distintivo foi usado entre 1976 e 1995 quando a Corporação lhe forneceu um modelo atualizado.
Aparentemente a PMESP tinha muitos distintivos FP em estoque e não quis desperdiçá-los.

        A partir de 1988 tivemos a mudança de uniformes e várias alterações nos distintivos da PMESP. Abaixo, o modelo da época:


         O distintivo passou a ter a inscrição POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA e não apenas POLÍCIA RODOVIÁRIA. O círculo no campo superior do escudo foi substituído pelo símbolo de Polícia Militar adotado pela Inspetoria Geral de Polícia Militar - IGPM.
         Recentemente os dizeres do distintivo foram alterados novamente
         Os dizeres no escudo passaram a ser POLICIAMENTO RODOVIÁRIO:


       Agradeço aos meus amigos Cabo Ivair Oliveira e Marco Loiacono, veteranos e apaixonados pela Polícia Militar, em especial pelo Policiamento Rodoviário, pelas imagens das peças de seus acervos pessoais bem como pelas informações preciosas.


sábado, 13 de julho de 2013

Distintivo de Aviação da Força Pública de São Paulo - Anos 20





A aviação na Polícia Militar paulista é muito mais antiga que o Grupamento de Radio Patrulha Aérea João Negrão - GRPAe.

De fato, neste ano de 2013 nossa aviação completa 100 anos!

Nos anos 20 o setor de aviação da Corporação passou a ser um quadro à parte, tendo seu próprio distintivo de especialidade.

Já havia visto distintivos muito parecidos com esse, mas, só recentemente consegui uma imagem nítida da peça.

Como o leitor pode observar, obtive a imagem a partir de uma foto em preto e branco.

Essa peça ainda quero conseguir para o acervo da sala da memória do GRPAe.

Abaixo o então Capitão João Negrão usando o distintivo do quadro de aviação da Força Pública na gola de seu uniforme (livro do centenário).


        Trata-se de um distintivo bem raro, que, se o leitor tiver disponível, tenho interesse em comprar para a OPM.

        Regulamento de Uniformes da Força Pública de 1930:

A esquadrilha de aviação usará na gola e no boné um aeroplano de metal de dois e meio centímetros de dimensão em posição horizontal
No fardamento de pano diagonal cinzento, de brim caqui e de brim branco:
No peito, do lado esquerdo, o distintivo de uso universal de metal dourado;
No boné, a figura de uma águia em voo. De oito centímetros de dimensão, em posição horizontal, bordada a ouro.
Os botões tinham uma hélice no centro.
Abaixo temos dois modelos em escala de aviões usados nos anos 20 e 30 que estão hoje na "sala do centenário" do GRPAe:


          Comento sobre os distintivos atuais de aviação PM em outro link (clique aqui)





 
 
 

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Distintivo de Policial Ferroviário Estadual - Força Pública - São Paulo - Anos 60

         
         Procuro discorrer sobre um serviço que a PMESP executa ou executou partindo de um distintivo.
          Por mais que eu pesquisasse a respeito do policiamento ferroviário estadual, contudo, foi difícil achar alguma coisa, pois, esse é um tema pouco abordado na história da Corporação.
       Esse foi um dos serviços que a PMESP assumiu por algum tempo, até sua transferência para a área federal, como a segurança dos portos e aeroportos.
         Através da mágica da internet, recebi uma mensagem do Sr. Bento que me ajudou com informações preciosas.
Seu pai era da Força Pública, tendo servido no Policiamento Ferroviário da Corporação
Disse ele que, na década de 60, quando era criança, soube que este serviço, tinha como função, além da manutenção da ordem propriamente dita, a proteção contra ataques terroristas nas linhas ferroviárias da antiga FEPASA.
A sede era na cidade de Rio Claro, pois, ali havia uma grande oficina da antiga FEPASA que se constituía num ponto sensível.