domingo, 1 de novembro de 2015

Medalha Francisco Alves do Nascimento Pinto - Caixa Beneficente da Polícia Militar - 2005

 

      Pouca gente sabe, mas, foi na PMESP que se criou o sistema Previdência Social no Brasil, antes até dos próprios governos. Esse sistema inicial foi projetado para a própria Corporação.
      Vejamos: em 1902, o Tenente Coronel Francisco Alves do Nascimento Pinto, ex-combatente da guerra do Paraguai, propôs a criação de uma Caixa Beneficente para socorrer pecuniariamente as viúvas e filhas dos componentes da Força Pública que viviam e m situação de penúria. Na época não existia nenhuma organização previdenciária nem governamental nem particular.
      Em 1905, no dia 28 de setembro, o Governador Jorge Tibiriçá, promulga a lei 958/1905 que reorganiza a Força Pública, atendendo ao pedido do então Comandante Geral, Coronel Argemiro da Costa, inseriu no mesmo decreto a criação de uma Caixa Beneficente. Essa entidade visava prestar assistência aos familiares de integrantes da Corporação que ficaram sem meios de subsistência.
      Neste ano, a Caixa Beneficente da Polícia Militar completa 110 anos de existência se reinventando, sempre em apoio aos familiares dos componentes da PMESP.
 

3 comentários:

  1. Quero saber se posso usar no uniforme operacional essa medalha e em que situações? Obrigado.

    ResponderExcluir